O Parque Natural

     


     Criado através da Lei Municipal n° 6.475 de 22 de dezembro de 2008, o Parque Natural está localizado no bairro do Bananal em Guarulhos. É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação do patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da época escravista negreira, a conservação da biodiversidade e garantia da manutenção dos serviços da biosfera.
     Abriga a Casa da Candinha, bem tombado pelo Município. Considerada uma das únicas remanescentes do período escravista da Região Metropolitana de São Paulo, tendo sido tombada pelo decreto nº 21.143/2000.
      O Parque sobrepõe-se à Reserva da Biosfera de Mata Atlântica e Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e também contribui na composição do corredor ecológico Cantareira-Mantiqueira, fazendo limites com os Parques Estaduais da Cantareira e de Itaberaba, além de sua proximidade com a Área de Proteção de Mananciais do Tanque Grande. Sendo uma Unidade de Conservação Municipal, do Grupo de Proteção Integral, tem como função a preservação da natureza e de seus atributos, sem interferência humana ou modificações ambientais, exceto as necessárias à preservação e ações de manejo para a preservação do equilíbrio natural e diversidade biológica. O Parque Natural tem como diretrizes incentivar pesquisas científicas e tecnológias no sentido de economia sustentável, proteger e conservar as matas ciliares, e incentivar a educação ambiental e cultural e o turismo ecológico, entre outras diretrizes incisas no art 4° da Lei n°6.475.
      Atividades econômicas e/ou residenciais não são permitidas, a visitação pública, que inclui visitação monitorada, ecoturismo e turismo cultural, deverá ser previamente agendada mediante contato com  a Secretaria de Meio Ambiente.


 Esta é casa da Candinha, principal monumento histórico-cultural da Parque Natural. Em volta há uma cobertura metálica para proteger a casa das intempéres ocasionadas pelas alterações climáticas. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário